Esporte de alto rendimento, meio de transporte e lazer. A bicicleta pode aparecer na cidade de diferentes maneiras. Alguns usam para se locomover ao trabalho, outros utilizam para relaxar num dia de sol e ainda há os que conquistam com ela medalhas e títulos de competições de alto rendimento. Neste sábado (15/4), Dia Mundial do Ciclista, o Correio listou três lugares para praticar algum tipo de ciclismo.

Ciclismo de estrada, de pista, mountain bike, BMX e ciclo turismo são algumas das modalidades. A estimativa da Federação Metropolitana de Ciclismo do Distrito Federal (FMC-DF) é de que 20 mil pessoas pedalam em Brasília. De acordo com o presidente da entidade, Wanderson Tosta, 70 anos, a cidade tem locais para praticar quase todo tipo de ciclismo que existe. O único que fica fora é o de pista, já que a capital não possui um velódromo, local onde são realizadas provas.

Veja quais são os locais para praticar a modalidade no Distrito Federal:

Parques
Para quem gosta de passear ao ar livre, relaxar e andar com tranquilidade, os parques da cidade são ótimos cenários. Tanto no centro como no entorno do Plano Piloto é possível encontrar opções que satisfaçam o ciclista. Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Parque Olhos D’Água e Parque Ecológico de Águas Claras são algumas das alternativas.

Trilhas
As trilhas podem ser a opção ideal para quem procura algo mais radical, como o mountain bike. Segundo a federação do DF, é a modalidade que mais reúne adeptos na cidade. Mesmo com a grande oferta de trilhas no entorno de Brasília, não é preciso ir longe para achar locais para praticar. O Jardim Botânico de Brasília e o Parque Ecológico Dom Bosco permitem que o usuário ande por meio de trilhas e tenha mais contato com a natureza.

Ciclofaixas
Lado a lado com os carros, as bicicletas ainda sofrem com o desrespeito e a falta de conhecimento de motoristas sobre as ciclofaixas — parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bikes. Aos poucos, porém, os ciclistas ganham espaço e é comum ver grandes grupos pela cidade. Wanderson Tosta afirma que há mais de 200 grupos de pedal na capital. “É uma questão de educação e conhecimento. Ainda precisamos melhorar”, avalia.

Programe-se
Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Endereço: Eixo Monumental Sul, S/N
Visitação: todos os dias, das 5h à 0h

Parque Ecológico Olhos D’Água
Endereço: Quadras 413 e 414 – Asa Norte
Visitação: todos os dias, das 6h às 19h30

Parque Ecológico de Águas Claras
Endereço: Avenida Castanheiras – Centro. Situado atrás da Residência Oficial de Águas Claras, entre as quadras 301, 104, 105 e 106
Visitação: todos os dias, das 6h às 22h

Jardim Botânico de Brasília
Endereço: SMDB, Área Especial, s/n – Lago Sul
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: R$ 5 por pessoa. De terça a domingo, das 7h às 8h50, o acesso ao JBB é permitido somente a pedestres e ciclistas, sem cobrança de ingresso.

Parque Ecológico Dom Bosco
Endereço: Estrada Parque Dom Bosco, QI 29, Lago Sul
Visitação: todos os dias, das 8h às 22h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.